Foto: Rian Lacerda (Diário)
Santa Maria se torna, nesta semana, o centro das discussões sobre inovação no Estado com a realização do Eli Summit – entre segunda-feira e terça-feira (22 e 23) – e o Santa Summit, que teve início na manhã desta quarta-feira (24), na Gare, com a Arena Govtech, um fórum voltado para conectar as 33 prefeituras da Região Central com o universo das startups e das soluções tecnológicas. Os dois eventos compõem a Semana da Inovação, que segue até sexta. O evento é aberto ao público mediante compra de ingressos que podem ser adquiridos neste link.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A programação conta com palestras, visitas técnicas e, como um dos pontos altos da terça-feira, a primeira "Batalha de Startups" da cidade. O evento é uma realização conjunta entre a prefeitura de Santa Maria, o Sebrae RS, a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesme) e o ecossistema de inovação Inova Centro.
Em vídeo:
Conectando o poder público à inovação
Às 9h desta quarta, o evento deu a largada com a Arena Govtech que tem como objetivo, segundo a analista de projetos do Sebrae, Cibele Scherer, sensibilizar os gestores municipais sobre o potencial da inovação para o desenvolvimento regional.
– O poder público faz parte da quádrupla hélice da inovação. Fizemos este fórum para mostrar o potencial da inovação nos municípios. Queremos trazer um resultado tangível – explica Cibele.
Um dos principais debates do fórum é a necessidade de os municípios atualizarem suas leis de inovação. Confome a analista, é essa legislação que permite que as prefeituras possam contratar as soluções ágeis e sustentáveis desenvolvidas pelas startups locais para resolver problemas da comunidade.
– Santa Maria tem mais de 100 startups. Para a prefeitura poder comprar essas soluções e atender as nossas demandas, precisamos que a lei reconheça isso. Vamos mostrar o caminho, trazendo cases de municípios como Cachoeira do Sul e Santiago, que já têm a lei e uma operação de fundo – detalha.
Confira em vídeo:
O que é uma startup?
Para muitos, o termo ainda é novo. Cibele Scherer explica que a inovação vai além da tecnologia.
– A startup é um novo negócio que tem a característica de ser escalável. Santa Maria tem soluções para o agronegócio, indústria, comércio, saúde, turismo. São empresas dedicadas a criar novas soluções para os problemas da sociedade. Mas a inovação também está no pequeno negócio que faz uma melhoria de processo ou que lança um produto novo – pontua a analista do Sebrae.
Santa Maria é o terceiro município com o maior número de startups no Estado, somando 118 empresas mapeadas pela Rede RS Startup, o que representa 8,49% do total do Rio Grande do Sul. Os principais segmentos de atuação são o agronegócio e o de software.
Destaques da programação
A programação desta quarta-feira inclui a "Batalha de Startups", que ocorre a partir das 14h.
– É a primeira vez que Santa Maria recebe um evento desse nível. Tivemos mais de 30 startups concorrendo no edital, e hoje as 10 finalistas estarão aqui duelando, tentando convencer a banca através de um pitch (apresentação rápida) de 3 minutos – ressalta Cibele.
A abertura oficial do Santa Summit ocorre às 18h, com um painel sobre desenvolvimento e negócios com José Renato Hopf, seguida por um show da cantora Manu Ferraz, ex-participante do The Voice.
Programe-se
Santa Summit – Quarta-feira
- A partir das 14h: Batalha de Startups (Gare).
- 18h: Abertura oficial do Santa Summit (Gare).
- 19h30min: Show com a cantora Manu Ferraz.
O evento segue até sexta-feira (26). A programação completa pode ser conferida no site do evento.